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Tutoriais.

Guia para iniciantes 

Introdução

Bem vindo ao Ikariam! Este jogo pode ser um pouco viciante, visto que tudo acontece em tempo real, e não é necessário fazer download. Ikariam é um jogo que lhe permite fazer uma aliança, construir cidades, expandir seu território. Com tempo e recursos, sua cidade se tornará o coração de um Império. Ikariam tem algumas semelhanças com jogos do tipo Civilization, sem a adição de anos ou décadas: você segue a sua estratégia, ao mesmo tempo que os outros jogadores. No começo, você tem sua própria capital, situada numa ilha onde entram até 16 cidades. Essa ilha tem madeira, um santuário e um dos 4 recursos de luxo : Vinho, Cristal , Mármore e Enxofre. Sua primeira vista do Ikariam, será a sua cidade, com uma Câmara Municipal, no meio de um terreno cheio de espaços com bandeiras vermelhas e azuis. Ao desenvolver do jogo, você transformará a cidade, deixando-a com centenas ou até milhares de cidadãos, várias tropas e barcos, e muitos edifícios interessantes, por meio de pesquisas fascinantes.

Regras e Termos e Condições

Quando você se registra no jogo, precisa concordar com os Termos e condições. Além disso, cada vez que você entra no jogo, aceita os Termos e condições. Os termos e condições gerais da GameForge ficam acima das regras do jogo, embora os motivos de bloqueios mais comuns sejam quebras das regras do jogo. É essencial ler tais regras, para evitar um bloqueio indesejável.

Recursos

Enquanto você joga, encontrará vários recursos diferentes. Esses recursos são necessários para que sua civilização avance. Temos 5 recursos: 
- Madeira madim.gif : Usada em TUDO, tropas, edifícios, barcos de guerra, evolução das minas de recursos da ilha. 
- Mármore marimd.gif : Um dos mais importantes recursos de luxo, utilizado para evoluir todos edifícios, exceto a academia. Também pode ser utilizado para a evolução de santuários, desde que a ilha não o produza.
- Cristal criim.gif : Recurso de luxo utilizado na construção de academias, médicos, submergíveis, espiões e evolução do palácio ( a partir do nível 5 ). Pode ser utilizado para compra de pontos de pesquisa após a pesquisa Ensaios, sendo que cada ponto de pesquisa custa 2 cristais. Também pode ser utilizado para a evolução de santuários, desde que a ilha não o produza.
- Enxofre enxim.gif : Recurso de luxo utilizado na construção de tropas, barcos, e evolução do palácio ( a partir do nível 3 ). É utilizado para pagamento de iscas na espionagem, em algumas missões. Também pode ser utilizado para a evolução de santuários, desde que a ilha não o produza.
- Vinho viim.gif : Recurso de luxo utilizado na manutenção da satisfação da população ( Taberna ), construção de cozinheiros e evolução do palácio ( a partir do nível 4 ). É utilizado para pagamento de iscas na espionagem, em algumas missões. Também pode ser utilizado para a evolução de santuários, desde que a ilha não o produza.

Os recursos de luxo só podem ser recolhidos após a pesquisa Riqueza ser completada. 
Você perceberá que na sua ilha só tem um dos recursos de luxo, mas existem vários modos de conseguir os demais recursos:
- Trocar recursos com outros jogadores, você envia uma mensagem para outro jogador e combina com ele quais e quantos recursos deseja trocar. Para efetuar a troca, irá utilizar barcos de comércio;
- Roubar recursos de outro jogador, para fazê-lo precisará de um exército e de barcos de comércio;
- Construir um mercado, e utilizá-lo para comprar recursos com ouro;
- Pedir recursos para outro jogador, alguns jogadores de pontuação mais alta podem doar recursos, basta você os convencer;
- Colonizar uma ilha que tenha o recurso que procura. A colonização é o melhor meio de obter outros recursos a longo termo, pois não depende diretamente de outros jogadores. Você só poderá fazer a colônia depois de pesquisar Expansão.

Edifícios

Os edifícios são parte importante no crescimento das suas cidades. Eles podem construir tropas e barcos, abrigar cientistas, ou entreter seus cidadãos. Os cinco primeiros edifícios encontrados são : Câmara municipal, Academia, Quartel, Porto Mercantil e Muralha.

Sua Câmara Municipal é a principal estrutura - ela mostra o quão felizes/tristes estão seus cidadãos, a capacidade ( que aumenta com as expansões da câmara municipal ), sua renda/custos e a distribuição de cidadãos, trabalhadores e cientistas. Também deixa mudar o nome de sua cidade.

A academia abriga cientistas, que trabalham para descobrir novas tecnologias para seu império.

O quartel permite fazer tropas, tanto para defender sua cidade, quanto para atacar outras cidades. 

O porto mercantil permite comprar Barcos de Comércio, que são vitais para transporte de recursos, trocas, roubos e colonização.

A muralha da cidade auxilia na defesa de sua cidade, quando um jogador lhe ataca ele primeiro precisa derrotar sua muralha, para depois batalhar com suas tropas. Porém, se você tem tropas em sua cidade acima do limite, a batalha se iniciará sem a muralha. 
Mais abaixo uma listagem com todos os edifícios e suas funções.

Pesquisas

As pesquisas formam o principal modo de evoluir seu império. Nas academias, você contrata cientistas para que trabalhem gerando pontos de pesquisa. Quando tem pontos o suficiente, você poderá ir ao conselheiro científico comprar uma pesquisa.
Existem 4 ramos de pesquisa: Militar, Econômico, Científico e Navegação Marítima. 
Poço Artesiano deve ser uma de suas primeiras pesquisas. Ela garante um bônus de satisfação e um bônus na capacidade da câmara municipal, muito importante no início. Conservação também é uma pesquisa importante, que lhe permite construir um Armazém, que aumenta o limite de armazenagem de recursos e ainda protege uma pequena parte deles.
Cultura de Vinho permitirá construir uma Taberna, que aumentará a satisfação da sua cidade, aumentando a taxa de crescimento da mesma, ao custo de um pouco de vinho a cada hora.
Não se preocupe em pesquisar Papel tão cedo, mesmo dando 2% de pontos de pesquisa por hora a mais, só é útil quando a academia está mais evoluída. Mesmo assim, a pesquisa é necessária para liberar outras pesquisas úteis, como Espionagem e Intercâmbio Cultural.

Modo de férias

Se precisar se ausentar do jogo por mais de 48 hrs, poderá ativar o modo de férias, nas opções. Suas cidades irão parar no tempo completamente, não poderão te atacar, tudo estará do jeito que deixou quando voltar. Tenha em mente que o tempo máximo de duração do modo férias é de 30 dias, após este período sua conta sairá deste modo automaticamente.

Proteção Divina

Todos os jogadores tem no início do jogo proteção contra ataques. Isso signifca que, enquanto você tem a proteção nenhum jogador pode atacar sua cidade. A proteção é perdida quando um ou mais dos seguintes ocorre:
- Câmara Municipal chega ao nível 4 (nível 6 se você ativar o Ikariam PLUS);
- Você ataca um jogador (pode atacar a vila de bárbaros sem perder a proteção);
- Uma colônia é fundada;
- Se você ficar inativo.

Ataques

Para não ser atacado logo após perder a proteção divina, existem algumas dicas: 
Doações: 
Em cada ilha há uma serraria e uma mina de recurso de luxo. Estas são expandidas por meio de doações dos jogadores da ilha. Geralmente, jogadores mais fortes atacam os que não doam para a serraria ou para a mina de recurso de luxo. Nestes casos, tente doar um pouco para as minas de recursos. Sempre que tiver madeira sobrando, divida-a e doe metade para cada mina. 
Juntar muitos recursos também te torna um alvo. 

Taxas no mercado: 
Algumas vezes um jogador mais forte pode não gostar de ver você vendendo seus recursos mais barato que ele, roubando clientes. Neste caso, você pode fazer 2 coisas: 
1- Vender a um preço igual ao do jogador mais forte 
2- Resistir aos ataques dele.

Caso esteja sendo atacado, tente evoluir bem seus armazéns. Assim, conseguirá evitar que todos seus recursos sejam roubados, e ainda conseguirá evoluir.

Defesa naval

É importante ter barcos de guerra defendendo seu porto. Ter um barco força um atacante de outra ilha a ter de bloquear seu porto ou ocupar uma cidade em sua ilha, para poder roubar sua cidade. Como a manutenção dos barcos é cara, muitas vezes os jogadores desistem de roubar por precisarem bloquear um porto. Se o jogador decidir ocupar uma cidade em sua ilha, ele perderá 10% dos recursos roubados para a cidade ocupada, além do tempo extra gasto, o que pode fazer com que o jogador desista de roubar, dependendo da quantidade de recursos que podem ser roubados.

Espionagem

É importante ter espiões defendendo sua cidade contra espiões. Isso pode evitar que descubram detalhes da sua cidade, como nível do armazém, muralha, recursos e até tropas. Quanto maior a espionagem e o número de espiões nela, mais díficil é te espionarem, e quanto maior a câmara municipal, mais fácil. Impedir que um jogador te espione, pode desencorajá-lo a te atacar.

Colonizando

Como mencionado mais acima, a colonização é a melhor forma de conseguir recursos de luxo que não estão presentes na sua ilha. Além disso, ter mais de uma cidade abre uma imensa gama de opções em relação a quais edifícios ter em cada cidade. Para saber como colonizar, dê uma lida em [Dicas] Colonização. 
Foi lá, leu, mas está em dúvidas quanto a qual ilha colonizar? 
Aqui vão sugestões quanto a ordem de colonização, mas o melhor mesmo é que o jogador avalie suas próprias necessidades.
-> Se você começou numa ilha de Mármore: poderá primeiro colonizar uma ilha de Vinho, para aumentar rapidamente sua população com o uso de tabernas. Depois, procure por uma ilha de Enxofre, recurso que será necessário para a evolução do Palácio e para construção de exército.
-> Se você começou numa ilha de Vinho: poderá primeiro colonizar uma ilha de Mármore, de nada adianta ter vinho para dar aos cidadãos se não tem mármore para evoluir seus edifícios. Depois, procure por uma ilha de Enxofre, recurso que será necessário para a evolução do Palácio e para construção de exército.
-> Se você começou numa ilha de Cristal: não é uma das melhores ilhas para se iniciar. A sugestão é que tente colonizar uma ilha de Mármore, e uma de Vinho, e procure conseguir o Enxofre necessário via trocas ou compra de recursos.
-> Se você começou numa ilha de Enxofre: poderá primeiro colonizar uma ilha de Mámore. Logo depois, uma de Vinho, para utilizar tabernas.
Depois de ter as três primeiras cidades, você já deve conseguir decidir por si só onde colonizar.

Este é o básico do Ikariam, você conhecerá mais visitando a seção de Manuais do fórum, e claro, jogando
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Considerações Gerais 

Primeiramente temos que ter em nossa mente qual é o real objetivo deste jogo, é um jogo de guerra e estratégia onde, TODOS, eu disse TODOS, estamos propensos á ataques, eles são inevitáveis, cabe a você fazer seus preparativos para reduzir ao máximo que seja roubado. Como? Aumentando sempre em consonância com a Câmara Municipal o Nível da Muralha ou maior. Quartel, Espionagem e Estaleiro, estes vocês poderão aumentar muito mais além do nível da CM, pois não utilizam muitos recursos e são fundamentais em níveis mais autos numa guerra.

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CRIAÇÃO DAS NOVAS COLONIAS 

Inicialmente deve-se criar pelo menos uma cidade em cada ilha de bens de luxo, ou seja, criar 4 cidades, porque para evolução é necessário praticamente ter todos os recursos. Futuramente se optarem por criar uma 5ª cidade, que seja numa ilha de mármore. Quando forem crias a sexta cidade, deverão ter em mente o seguinte pensamento: Duas ilhas são aconselháveis para a construção da sexta cidade, ou numa ilha de Mármore, Daí você já estará com três, o que é muito bom, pois o mármore é o principal bem de luxo para o crescimento dos edifícios, ou poderão construir numa ilha de enxofre, pois é o principal recurso para criar seus soldados, depende muito do que você prioriza. Até a sexta cidade, ficaria assim: 3 Cidades na Ilha de Mármore, 1 Cidade na Ilha de Vinho, 1 Cidade na Ilha de Cristal, e 1 Cidade na Ilha de Enxofre. Ou 2 Cidades na ilha de Mármore, 2 Cidades na ilha de Enxofre, 1 Cidade na ilha de Cristal e 1 Cidade na ilha de Vinho. Pense o seguinte, quando forem criar a cidade de vinho escolham uma ilha que já esteja com a mina bem evoluída, assim, poderão colocar logo de cara, de acordo com o nível da CM, bastantes trabalhadores. Quando os senhores forem criar a sétima cidade, deverá ser essencialmente numa ilha de Vinho, pois será necessário bastante vinho para abastecer as sete cidades, o que, apenas uma cidade na ilha de vinho, não daria conta.

Observação: Esta mensagem é para quem tem apenas uma cidade ou duas. Se você caiu numa ilha de vinho, faça a outra colônia de mármore, a 3ª de enxofre e a 4ª de cristal. O enxofre e o cristal não são muito importantes no início. INICIALMENTE você irão depender mais do mármore e do vinho. Também deve-se ter cuidado com os palácios e as residências do governador. 

Quando forem criar novas colônias deverão se atentar para uma questão muito importante, a corrupção. Vejam como funciona o Palácio e a Residência do Governador: Palácio nível 1, poderá ter no máximo 1 colônia, onde esta deverá estar com a residência do Governador, também no nível 1, caso contrário a cidade ficará com corrupção, o que não é bom. E assim por seguinte, palácio nível 2, duas colônias, ambas com a Residência do Governados no nível 2. Palácio nível 3, Três colônias, todas com a Residência do Governador no Nível 3. E assim por diante. Pensem o seguinte, Andes de construir uma nova colônia, evoluam antes sempre o palácio que é obrigatório, e as residências do Governados, assim quando criarem a nova colônia não ficarão com corrupção, a não ser na nova cidade, o que será mais fácil de você evoluir a Residência somente lá. 

EDIFICIOS PRINCIPAIS 

Bem, são muitas as dúvidas que se têm quando se está começando á jogar, principalmente no que construir e para que serve cada construção. Leia as especificações á seguir, garanto que será muito satisfatório, e se ainda tiverem alguma dúvida, mandem a pergunta via circular ok!
CÂMARA MUNICIPAL : Sempre que fundar uma cidade, irá existir uma câmara municipal, não tem como criar mais do que uma por cidade, sendo que, quanto maior o seu nível, maior a capacidade de habitantes, ou seja, quanto mais habitantes, maior será o seu rendimento em ouro.
ACADEMIA : Na academia é onde você colocará seus cientistas para trabalhar, só tem como colocar uma por cidade, então, quanto maior o nível da academia mais cientistas você poderá colocar para trabalhar, essas pesquisas refletirão no desenvolvimento das pesquisas. Sempre tem que ter cientistas trabalhando o máximo que puderem.
ARMAZÉM : No armazém é onde armazenarão suas mercadorias, a cada nível do armazém, aumenta sua capacidade, e o número de bens protegidos, pode colocar mais de um por cidade. Dica: até 6 cidades, pegue uma 1 cidade e coloque 2 armazéns em cada com o nível elevado, nelas terão o dobro de bens seguros, quando construir a 7ª cidade ou as próximas, construa uma apenas com os seguintes edifícios, Taberna, Museu, espionagem e o resto dos espaços com armazém, será o seu forte, você poderá armazenar nessa cidade altas quantias de bens, está opção é opcional, de cada jogador, com suas estratégias ok!
TABERNA : Sempre terá que manter sua população feliz, contente, a taberna é um dos meios pelo qual você faz isso, com vinho, de acordo com o nível da taberna, cada nível mais vinho terá q ter. É sempre bom estar com a taberna um nível acima da câmara municipal.
PALÁCIO : O palácio funciona da seguinte forma, Palácio no nível 1: você poderá ter uma colônia; Palácio no nível 2: você poderá ter duas colônias; Palácio no nível 3: você poderá ter três colônias; e assim sucessivamente, o nível do palácio determinará o número de colônias que poderá ter.
RESIDÊNCIA DO GOVERNADOR : Muito importante, sempre, sem exceção, quando fundar uma colônia o primeiro edifício que deverá construir é a residência do governador, e igualá-la ao nível do palácio, caso contrário ficará com corrupção na ilha, e isso não é bom.
MUSEU : Bem pessoal, o Museu tem o mesmo Objetivo-fim da taberna, satisfazer a população, só que de forma diferente, através dos Tratados Culturais, conhecidos como TC, o nível do museu determina a quantidade de obras de artes que poderá ter, quanto mais, mais feliz fica a população, uma vez lá elas não saem, apenas que cancelem o TC, mas isso raramente acontece, essa é sua vantagem quanto á taberna, não consome vinho.
PORTO MERCANTIL : Você só pode ter no Máximo 160 barcos de comércio, no porto vc pode comprá-los, a cada nível de elevação do porto determina a velocidade de carregamento dos bens, é muito bom ter os portos com um nível bom, até para uma retirada rápida dos bens da ilha para não ser roubado, ajuda em todos os sentidos.
ESTALEIRO : O estaleiro é parecido com o quartel, só que lá vc irá construir seus barcos de guerra, bem eles já demoram por natureza para serem construídos, tenham um estaleiro com o nível alto, para não demorar tanto na construção de seus barcos.
QUARTEL : O quartel sim, esse é muito importante, Vou ensiná-los aqui uma estratégia muito boa, não precisam ter quartel em todas suas cidades, em pelo menos umas quatro, nunca deverão ficar sem soldados, essa é a regra básica do jogo, a cada nível do quartel suas tropas construirão mais rápido, se tiverem quatro quartéis com o nível bem alto, não precisam mais do que isso, o meu principal, esta indo agora para o nível 25, na hora e uma guerra contra outra aliança você precisará repor rapidamente seus soldados.
MURALHA DA CIDADE : Bem a muralha é essencial né pessoal, ela começa a valer mesmo acima do nível 20, que dai já da para segurar por uns 2 Rounds, sempre acompanhando o nível da CM.
EMBAIXADA : Sem a embaixada você não tem pontos de diplomacia, não poderá fundar colônias, nem fazer tratados, tenham pelo menos até o nível 10, depois disso aumentem quando puderem. Só poderá construir uma embaixada.
MERCADO : O mercado serve para você vender e compra bens, vale mais apena vender, pois para que comprar, já que você tem a capacidade de produzir, ao invés de trocar troque com alguém da aliança, estou sempre a disposição. Não precisam ter mais de um mercado, basta apenas 1.
OFICINA : A oficina sim é muito, mas muito importante mesmo, nela você poderá aperfeiçoar as armaduras de seus soldados e barcos, tenham todas essas evoluções sempre no nível Maximo, faz toda diferença na batalha e não é tão difícil de conseguir, construam a oficina na ilha de cristal, já que o Ben necessário para a evolução é o cristal e ouro, basta ter apenas uma oficina, não precisam ter mais do que uma.
ESPIONAGEM : > Bem a espionagem é fundamental, tanto para quando você for atacar, ou para prevenir de espiões inimigos, a tenham num nível alto sempre acompanhando a CM, pois se não conseguem espiar vc ficam com um pé atras antes de roubá-lo, mas você poderá espiar o armazem dos outros sem ser descoberto. DICA: Tenham sempre espionagem em todas as suas ilhas, não deixem de construir.
GUARDA FLORESTAL : Aumenta a produção de madeira em 2% a cada nível de evolução, meu conselho, tenham pelo menos uns quatro desses no total, um em cada ilha, poderá ser construído em mais de uma ilha.
FÁBRICA DE VIDRO : somente poderá ser construída na ilha de cristal, aumenta a produção de cristal em 2%, quando estiverem produzindo vão sentir a diferença em telas, da para colocar apenas uma.
TORRE DO ALQUIMISTA : Somente poderá ser construído na ilha de enxofre, aumenta a produção de enxofre em 2%, quando estiverem produzindo vão sentir a diferença em telas, da para colocar apenas uma.
VITICULTOR : Aumenta a produção de vinho em 2% a cada nível do edifício, muito útil somente na ilha de vinho né! coloquem uma.
PEDREIRO : Tem a mesma função dos de cima, aumenta a produção em 2% a cada nível do edifício é essencial ter.
TEMPLO : Vão no templo da sua ilha e vejam qual o milagre que o templo da que La ilha tem a capacidade de realizar, cada ilha tem um milagre diferente, o templo ativa os milagres, como o nível de Sacerdotes.
DUMP : O dump permite-te armazenar grandes quantidades de bens. Cada evolução de nível dá-te a possibilidade de armazenar mais 32.000 unidades de cada tipo de bem. Atenção que o dump não está protegido contra roubos.

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• Bem, para os cinco edifícios abaixo terão o mesmo objetivo-fim, apenas com características diferentes, diminuem em 1% a cada nível a necessidade de determinado recurso na construção dos edifícios, ATENÇÃO: essa função só vale para as cidades que eles estão construídos. Assim pessoal, pensem o seguinte, para transportar recursos vocês precisam de barcos, e eles levam uma quantidade limitada de recursos, por isso, vale apena construir os edifícios abaixo, não na mesma ilha do recurso que ele diminui a necessidade, mas noutra, pq assim será menos recurso que vc terá que transportar para evoluir determinados edifícios.
ATENÇÃO: Para os recursos como Vinho, Enxofre, Madeira e Cristal, por exemplo, diminui toda a necessidade desses recursos na ilha em que está construído, exemplo: A Fábrica de Pirotecnia que diminui a necessidade de enxifre, irá diminuir a necessidade tanto dos edifícios como das tropas, o mesmo vale para os outros edifícios que reduzem a necessidade de materiais, irá diminuir tudo o que consomem.

CARPINTARIA : Função: Diminui a necessidade de madeira, é muito bom ter em algumas ilhas, mas não em todas, verão o porque. Todas as ilhas produzem madeira, logo sempre terá a possibilidade de ter muita madeira disponível, tenha apenas alguns um ou dois. 
OCULISTA : Função: diminui a necessidade de cristal, vejam não vale muito apena colocar um oculista na cidade de cristal, nela vocês ja tem a produção de cristal, não terão dificuldade de evoluir com o cristal, já nas ilhas que vocês não produzem cristal, essas sim vale apena colocar oculista, levando em conta a quantidade de barcos e tempo que levariam, para transportar todo o cristal necessário para evoluir os edifícios.
FÁBRICA DE PIROTECNIA : Função: diminui a necessidade de enxofre, a mesma ideia, não vale apena ter na cidade que produza enfofre, mas sim, em outra, tendo em vista que poderá transportar menos enxofre do que você necessitaria se não tivesse a fábrica de pirotecnia.
CAVES DE VINHO : Função: diminui a necessidade de vinho, tanto nas construções dos edifícios como na taberna e na construção das tropas.
ATELIER DE ARQUITETURA : Função: diminui a necessidade de Mármore.
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UNIDADES 

Não adianta nada jogar esse jogo se vocês não sabem como funciona seu exército, soldados, tropas. Aqui vamos tentar explicar um pouco para poder clarear a mente dos senhores quanto á função de cada um deles.

LINHA DE FRENTE 

Bem, basicamente as três unidades abaixo atuam na linha de frente, vocês tem que ter uma coisa em mente sem a linha de frente não existe batalha. Sempre uma dessas três unidades terão que estar atuando na linha de frente, caso contrário você perderá muito mais rápido. 

A unidade mais forte e com maior pontuação tanto de ataque e de defesa é o Gigante a Vapor, vindo em seguida com o Hoplita e Lanceiro, Lembrando apenas tenham de preferência apenas um tipo de Unidade, no início Lanceiros, apos as pesquisas Hoplitas, e depois Gigantes a Vapor. 
Lanceiro Hoplita Gigante 

RETAGUARDA 

Vejam o seguinte, na retaguarda vocês terão as unidades com artilharia de longo alcance, são essenciais na batalha. De acordo com a evolução de cada um os melhores em sequência são, os Fundeiros, no começo, os Arqueiros, e depois os Fuzileiros, lembrando sempre que após terem desenvolvido a pesquisa da unidade mais forte da quela linha de batalha, não tem necessidade de usar unidades mais fracas, a não ser, quando não possa construir as mais evoluídas, por causa de falta de recursos.
Fundeiro Arqueiro Fuzileiro

ESPADACHIM

Os espadas são essenciais em todas batalhas, como todas as outras unidades, mas eles tem uma coisa em especial, impedem que outros espadas invadam pelos flancos e ataquem suas unidades, sem espadas você irá perder muito mais rápido, com eles, apenas reze para que eles durem mais tempo do que os do seu adversário.
Espadachim

ATAQUE AEREO 

Bem essas duas unidades possuem praticamente a mesma função, irão atacar pelo ar os soldados do inimigo. Pensem o seguinte se vocês já tiverem evoluído essas duas unidades mas seu oponente não, você obviamente estará numa bela vantagem quanto á ele, mas se ele tiver evoluído antes de você, terá, muito mais chance de perder muito mais rápido. Mas se nenhum dos dois tiver evoluído é claro que não fará diferença nenhuma. Ou seja, eles dão uma vantagem muito grande na batalha.
Giro-Cóptero Balão

ARTILHARIA 

Para vocês poderem efetuar um ataque com sucesso, deverão ter a capacidade de derrubar a muralha do inimigo, e irão fazer isso com os aríetes, Catapultas e Morteiros. Os Morteiros são os mais Fortes, Muralhas acima do Nível 20, somente serão derrubadas por eles.
Ariete Catapulta Morteiro

UNIDADES DE CURA 

São elas os Médicos e os Cozinheiros, vejamos bem como funcionam cada um deles. Os médicos possuem um poder de cura de recuperação das suas tropas, não adianta ir para uma batalha sem eles, a não ser que seja para roubar e o cara não tem tropa alguma, mas se não for esse caso é suicídio. Os cozinheiros tem a função primordial de almentar a moral durante a batalha, pensem somente o seguinte, com a moral baixa suas tropas se dispersam, não importando quantas unidades tenham. Mínimo de médicos e Cozinheiros, para os mais evoluídos 100 para cada, para os novatos 25 para cada está ótimo. 
Cozinheiro Médico


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BARCOS 

Apenas para vocês terem uma ideia de como funcionam os barcos na batalha. Vocês terão uma linha de frente, uma linha de defesa e uma linha de apoio. Como funciona isso:
LINHA DE FRENTE

A linha de frente é ocupada pelos seguintes barcos: Tiremes, Lança Chamas e Barcos a Vapor, de acordo com a evolução de cada um e com a manutenção que poderão gastar e também de acordo com o nível das pesquisas coloquem pelo menos 10 barcos na linha de frente em cada ilha, isso até os 100 K, após terão q aumentar claro. 
Tireme Lança Barco

LINHA DE DEFESA

A linha de defesa é muito importante também numa batalha naval, onde sem esses barcos sua derrota também será iminente. Para quem está começando ainda não terá todos esses barcos disponíveis, mas os que correspondem são: Barco Balista, Barco Catapulta e Barco Morteiro, estão em ordem de poderio de fogo e força, respectivamente. Ideal no começo do jogo, pelo menos dois de apenas um tipo de barco, de acordo com o nível de pesquisa disponível, em cada cidade. Isso na linha de defesa. Após os 100 K de pontuação total, pelo menos cinco barcos, BA linha de defesa em cada cidade. E assim de acordo com a sua evolução vão aumentando. 

Barco Barco Barco

SUBMERGÍVEIS

São muitas as dúvidas quanto aos submergíveis, mas podemos esclarecer que eles funcionam como uma unidade de apoio na moral, relatos de batalhas nos mostram que com os submergíveis na batalha a moral é maior do que sem eles, ou seja, são fundamentais, pode ser que demore para você desenvolver sub., mas sem eles numa batalha marítima, a derrota é inevitável, claro se o outro lado também os tiver.

Barco

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DRAGÕES DO MAR 

Os Dragões do mar terão uma responsabilidade muito grande perante a aliança. Estes serão responsáveis pela frota marítima, de barcos de guerra, para, nos casos de guerras. Como funcionará??? Estes jogadores, possuidores do cargo “DRAGÕES DO MAR – RAPTORS”, deverão possuir cerca de 85 % de seu poderio militar, barcos de guerra, os outros 15 %, é o mínimo de defesa, e para praticar ataques, roubos, até porque, sem roubar, não se evolui. É muito importante que tenham todas as evoluções na oficina, pois as armaduras contam muito.

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TÁTICAS DE ATAQUE 

Bem pessoal, quero através deste tópico, poder ensiná-los um pouco sobre estratégias para terem um ataque bem sucedido. Tanto para no caso de irem Roubar alguém, Quanto no caso de irem Ocupar uma cidade mais fraca, para atacar algum terceiro na ilha.

1. NO CASO DE ROUBO DIRETO: Primeiramente Quem roubar. Devem procurar roubar, sempre jogadores inativos, daí tanto faz se tem aliança ou não, ok, por tanto que estejam inativos. Caso forem atacar um jogador com aliança, estejam preparados para um possível revide ok. 

a. 
Devem atentar para alguns princípios antes dos ataques, enviem um espião, tentem observar primeiro seu armazém, faça uma conta do total de bens que ele tem e veja quantos barcos irá precisar para o ataque.

b. 
Após essa verificação, vá lá em cima da página, existe uma opção lá, “PONTUAÇÃO”, lá os senhores poderão verificar a pontuação de general, de qualquer um do ikariam, Bem se a da pessoa que você quiser atacar estiver ZERO, mande as tropas direto sem medo, por que ele não tem nenhum misero soldado. Nem barcos para se defender.

c. 
Mas se lá acusar qualquer pontuação, você corre o risco de ele ter tropas e barcos, as tropas não são problemas, por que você deve conseguir destruí-las, Mas os barcos que são um problema. Por que, se você mandar um ataque direto e ele tiver somente um, basta um barco no porto, o seu exército irá voltar, sem cumprir a missão. Por isso, se ele tiver barcos, o ideal, é saber quantos, para antes de mandar seu exército, mande seus barcos bloquear o porto, para ter acesso livre para as tropas, Muito cuidado, com o tempo, os barcos levam o dobros do tempo dos soldados, por isso, se os barcos levam 2 h para chegar, seus soldados levam 1 h, por isso, mandem os barcos, deixa dar quase duas horas de diferença, e mande os soldados, atentem que se ele tiver barcos pode ter combate, que durará mais tempo ainda, por isso será melhor ainda que esperem o porto estar bloqueado. Mas antes disso, depois de verem a pontuação de general dele, tentem espiar as tropas, por que pode ser que ele não tenha nenhuma na cidade, daí você se dá bem, ou se for descoberto, mande outro espião e espione as tropas, também vale apena, Tudo depende do seu tempo e Ouro.

2. NO CASO DE BLOQUEIO PARA ROUBAR: Bem, pessoal, se forem bloquear alguém para roubar uma outra cidade, deverão se atentar para os seguintes princípios;

a. 
Sempre uma cidade com uma pontuação mais fraca que a sua, Pode solicitar direito de ocupação, mas para isso, precisa ter uma embaixada evoluída, e geralmente leva tempo e o cara nem vai saber o que é! 

b. 
Então vão ter que observar o seguinte, essa cidade mais fraca, tem algum ponto de general, se tem, já sabem o que fazer, expliquei acima. Mas se não tem, cliquem na opção Bloquear cidade, mas não irão roubá-la, mas apenas posicionar suas tropas, elas ficarão estacionadas lá, e de lá, você poderá partir para roubar outras cidades da ilha.

c. 
A vantagem é que, não precisarão bloquear o porto de quem irão atacar, um ataque direto da ilha não necessita de bloqueio marítimo, mesmo que o cara tenha barcos, não faz diferença. Por isso procurem sempre alguém sem pontuação de general para bloquear ok, e informem que o problema não é com ele certo, mas só depois de estarem com as tropas quase chegando, para não dar tempo de ele avisar alguém da ilha, se no caso ele conhecer.
Para saberem reconhecer quando uma pessoa está indo Ocupar sua cidade, ou quando está indo te roubar.
Quando forem ser OCUPADOS aparecerá a seguinte imagem:
ocupar.jpg
E Quando forem ser ROUBADOS aparecerá a seguinte imagem:
roubar.jpg
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TEMPLOS E MILAGRES 

Para quem não conhece, acredito que muitos, existem no jogo, alguns milagres que podem ser ativados, isso em qualquer, momento, mas em especial, durante as batalhas!

Abaixo poderão observar, cada milagre e sua função, e procurem observar, em especial nos casos de guerra, quais deles se enquadram melhor!!!

FORJA DE HEFESTO
Descrição: Hefesto, o deus da forja, pode bendizer o trabalho de seu ferreiro. Por algumas horas as armaduras serão extremamente resistentes e as espadas estarão tão afiadas como se tivessem sido forjadas pessoalmente por um deus.

BOSQUE SAGRADO DE HADES
Descrição: Hades, o poderoso senhor do submundo, pode enviar terríveis Gorgons que transformam inimigos em pedra com um simples piscar de olhos. No entanto, isso tem um efeito secundário positivo, é que teremos sempre bastante pedra depois de uma batalha para voltar a reconstruir nossas muralhas.

JARDINS DE DEMETER
Descrição: Demeter, deusa da terra e da cultura pode abençoar seus habitantes com terras férteis e colheitas fabulosas. Os seus habitantes também crescerão rapidamente mas apenas se existir espaço habitável na cidade e suficiente satisfação.

TEMPLO DE ATENA
Descrição: Atenea, a incansável, a invisível, a protetora. Como deusa protetora das suas cidades e dos seus artesãos, Atenea é capaz de reforçar a parede dos seus armazéns garantindo assim que as matérias-primas não sejam expostas aos saques inimigos.

TEMPLO DE HERMES
Descrição: Hermes, deus dos comerciantes e do transporte, não pode ver barcos parados ou bens não utilizados. Ele aumenta o desejo dos comerciantes chegarem mais rápido ao seu objectivo dando poderes sobre-humanos aos carregadores. Isto significa que cada barco só precisa de uma fracção do tempo normal para ser descarregado no porto.

FORTALEZA DE ARES
Descrição: Ares, o odiado deus da guerra selvagem, sedento de sangue e de massacre enche de ódio puro o coração de todos os guerreiros que estão ao redor das suas cidades. Estes guerreiros se envolvem na batalha sem pensar na sua vida e lutam até nenhum homem permaneça de pé.

TEMPLO DE POSEIDON
Descrição: Poseidon, Deus dos mares, ele tem desviado muitos marinheiros desrespeitosos levando-os por odisseias tolas. Mas quem prova que o venera pode ter certeza que seu barco será encaminhado para o porto de destino sobre águas calmas e ventos favoráveis.

COLOSSO
Descrição: O Colossus é uma estátua do deus do sol, Helios. Ele pode fazer com que o sol brilhe na tocha de Colossus. Sua ardente e ofuscante luz é visível em toda a Grécia e simboliza a ameaça divina, causando confusão e medo entre todos os seus inimigos.

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Regras do Jogo 

Bem pessoal simplesmente não tem como elencar aqui, todas as regras do ikariam, pois a página interna tem um limite de caracteres que podem ser utilizados, e vamos dar prioridade as dicas essenciais. 

É essencial que todos estejam cientes das regras do ikariam, pois o descumprimento das mesmas poderá levar até ao banimento de sua conta, por um longo período de tempo, e isso não é legal NÉ!!!

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